Volta as aulas: Como se organizar


Organizando as datas:

Para começar precisamos organizar as datas de trabalhos, provas e etc. Para isso uma agenda ou até mesmo fazer um calendário na parede do seu quarto ou então um calendário no desktop do computador. É, como passamos bastante tempo no computador nada melhor para ficarmos por dentro das datas. Outra dica também é anotar tudo no celular, que agora com vários aplicativos e com os novos smartphones fica tudo mais fácil.
Para quem vai anotar no computador eu recomendo um ótimo programa que uso que se chama Rainlendar, nele tem a opção de colocar alarme para lembrar, você anota suas tarefas e eventos, você pode customizar e não é pesado e nem difícil de mexer. Para fazer o download do Rainlendar Lite (versão free) clique aqui.

Estudos:

Para quem está no Ensino Médio, deveria estudar pelo menos 2 horas por dia e o resto do dia ficará livre para fazer suas coisas; separe suas horas e estude aquilo que você aprendeu no dia de aula, assim ficará mais fácil nos dias de provas. Enquanto estuda fique longe da televisão ou computador, isso poderá atrapalhar na hora e não adiantará nada, pois você acabará distraída.
Você pode fazer resumos de seus estudos e quando chegar as provas basta ler seus resumos, que é onde ficará os assuntos mais importantes e evitar de ler todo o livro de novo.

Época de provas:

Para estudar em épocas de provas peça ajuda de algumas amigas, talvéz vocês possam combinar de ir a algum parque da cidade para um estudo ao ar livre, ou então naquela lanchonete calma para fical longe de distrações, estudando com amigas é sempre mais divertido e passa mais rápido.
Procure ir atrás do professor para saber o que cairá nas provas, as páginas da apostila ou o assunto específico, é sempre melhor quando sabemos o que tem que estudar.

Na sala de aula:

Procure prestar atenção nas aulas e explicações do professor, as vezes temos distrações e para não ocorrer isso procure perguntar tudo ao professor, sobre suas dúvidas ou até fazer uma observação, assim você não distrairá muito fácil e ficará por dentro do assunto.  Não sinta vergonha de perguntar, ninguém na sala de aula é melhor que ninguém, assim como você tem suas dúvidas, outros alunos tem outras, ninguém nasceu sabendo.
Para fazer tudo isso, você não precisa ser a aluna prodígio, e nem se distanciar de seus amigos. Você terá tempo livre para conversar até mesmo na sala de aula, pode ser na hora que estiver copiando matéria, na hora do intervalo e claro, você poderá sair com seus amigos o resto do dia.
Aproveite o tempo de lazer para fazer as coisas que gosta, principalmente nos finais de semana, evite pegar os livros em sábados e domingos, esse dia foi feito para você descansar e curtir. E claro, fique sempre por dentro dos compromissos e de olho em sua agenda.
Eu espero que isso tudo ajude vocês em suas épocas de escola, e lembre-se que mesmo com todos os compromissos, ao lado de seus amigos tudo pode ser divertido, e no final acabará sendo bem gratificante.

0 comentários:

Postar um comentário