Frango (quase) à parmegiana prático


Sabe aqueles dias que você quer chegar em casa e resolver o jantar rapidinho, com o que tem à mão?! Pois a história deste frango (quase) à parmegiana começa assim. Ele não chega ao status parmegiana, pois não é empanado nem frito. Mesmo assim, tem muitos ingredientes em comum.
Eu já tinha deixado uns filés de frango descongelando e ia resolver o que fazer com eles no fim do dia. Ao chegar em casa, vi que alguns ingredientes da geladeira e da despensa tinham potencial para transformar o filé do dia a dia num frango superespecial. O que tinha ali? Molho de tomate pronto (daqueles de latinha mesmo), queijos, presunto parma e azeitonas pretas. E, vamos combinar, praticamente qualquer receita com essa mistura tem grandes chances de dar certo.
Assim surgiu este prato. Simples, mas com pequenos toques especiais. Para começar, sempre incremento o molho de tomate de latinha refogando-o com cebola e alho e acrescentando alguma erva, geralmente uso cheiro-verde ou manjericão. Se tiver uma azeitoninha então, melhor ainda! Esse molho cai bem com macarrão e pizza.
Como estava com pressa (afinal, a fome adianta qualquer receita), em vez de assar os filés, eu os grelhei na frigideira e só coloquei no forno para derreter a mussarela e gratinar o parmesão. O processo todo deve ter levado 20 minutos, no máximo. Rapidinho, vai!?
Vale lembrar que o arroz branco que acompanhou a receita também já estava pronto.
Ingredientes
4 filés de frango
1 xícara de molho de tomate pronto
1/2 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de cheiro-verde
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
1 colher (chá) de ervas finas
4 fatias de presunto parma
8 fatias de mussarela
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Queijo parmesão a gosto
Modo de preparo
Tempere os filés com 2 dentes de alho (ou a quantidade que preferir), cheio-verde, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Bata levemente com um batedor de carne.
Pré-aqueça o forno em temperatura média.
Numa panela pequena, refogue a cebola no azeite. Quando começar a ficar transparente, acrescente o alho e mexa até dourar. Acrescente a azeitona picada e o molho de tomate e mexa até ferver. Desligue o fogo e reserve.
Numa frigideira, grelhe os filés de frango até ficarem bem cozidos e levemente dourados.
Coloque os filés numa assadeira pequena untada com um fio azeite. Regue o frango com parte do molho. Cubra cada filé com uma fatia de presunto parma e duas de mussarela. Salpique as ervas finas. Coloque o restante do molho e polvilhe o queijo parmesão.
Leve os filés ao forno e deixe gratinar até que a mussarela derreta e o parmesão fique douradinho.

Att: Victoria :D

0 comentários:

Postar um comentário